Informations et ressources scientifiques
sur le développement des zones arides et semi-arides

Accueil du site → Master → Brésil → 2020 → Análise da morfodinâmica e identificação de geoindicadores de modificações processuais na Bacia Hidrográfica do Rio Beberibe (BHRB)

Universidade Federal de Pernambuco (2020)

Análise da morfodinâmica e identificação de geoindicadores de modificações processuais na Bacia Hidrográfica do Rio Beberibe (BHRB)

SILVA, José Fabio Gomes da

Titre : Análise da morfodinâmica e identificação de geoindicadores de modificações processuais na Bacia Hidrográfica do Rio Beberibe (BHRB)

Auteur : SILVA, José Fabio Gomes da

Université de soutenance : Universidade Federal de Pernambuco

Grade : Mestrado - Geografia 2020

Résumé
O estudo da dinâmica ambiental tem adquirido relevância nas últimas décadas, sobretudo em ambientes urbanos, onde a presença humana é mais perceptível. Soma-se a isso, o fato da maioria das vezes a ocupação antrópica não levar em consideração as características das dinâmicas processuais do ambiente físico-natural, sendo responsável pelo agravamento de intempéries que, apesar de terem sua gênese ligada a condicionantes naturais, acabam por serem agravadas a partir das intervenções impetradas pela sociedade. O estudo em pauta objetivou analisar a morfodinâmica da Bacia Hidrográfica do rio Beberibe (BHRB) para os anos de 2001 e 2017, identificando geoindicadores de modificações processuais nos domínios fluviais e interfluviais, bem como demostrar os usos e ocupações da área, buscando a compreensão da influência antrópica sobre a instabilidade morfodinâmica. Assim, partindo de uma abordagem geossistêmica e embasado nos princípios da ecodinâmica, foram elaborados mapas morfodinâmicos para os anos de 2001 e 2017 da BHRB, classificando os compartimentos de paisagem quanto a instabilidade morfodinâmica em fraca, moderada e forte. Também foram elaborados os mapas de uso e cobertura da terra para os referidos anos, utilizando-se imagens do Earth Explorer e Google Earth Pro que foram processadas e analisadas em ambiente SIG, software ArcGIS 10.4 afim de constatar as mudanças ocorridas na área objeto da pesquisa, sobretudo aquelas oriundas das atividades antropogênicas. Para ratificação dos dados e informações cartográficas foram realizadas atividades de campo, como também buscou-se identificar geoindicadores morfodinâmicos (processos de assoreamento, erosão e deslizamento) nos domínios fluviais e interfluviais da BHRB. Assim, constatou-se que a área do alto curso da BHRB é a que apresenta menor instabilidade morfodinâmica, em virtude de suas baixas declividades e vegetação conservada, embora já seja identificado importante processo de expansão urbana na área com consequente processo de assoreamento do rio Beberibe. Já o médio curso congrega a maior incidência de eventos hidromorfodinâmicos, em virtude de suas características físicas naturais, atreladas aos usos e ocupações que se faz da mesma. No baixo curso foram evidentes processos deposicionais no domínio fluvial em virtude de sua baixa declividade, sendo evidente processos de assoreamento. Foi possível constatar diversas problemáticas socioambientais presentes na área de estudo, que estão diretamente ligadas ao contexto socioeconômico ao qual seus moradores estão expostos, sendo urgente e necessária a prática de políticas públicas voltadas a minimizar ou extinguir tais problemas

Présentation

Version intégrale (13 Mb)

Page publiée le 10 décembre 2020