Informations et ressources scientifiques
sur le développement des zones arides et semi-arides

Accueil du site → Livres → 2018 → Kernel Smoothing de Dados de Chuva no Nordeste - Interpolação de mais de 26 milhões de dados pluviométricos sobre o Nordeste do Brasil.

Novas Edições Acadêmicas (2018)

Kernel Smoothing de Dados de Chuva no Nordeste - Interpolação de mais de 26 milhões de dados pluviométricos sobre o Nordeste do Brasil.

Nyedja Fialho Morais Barbosa

Titre : Kernel Smoothing de Dados de Chuva no Nordeste - Interpolação de mais de 26 milhões de dados pluviométricos sobre o Nordeste do Brasil.

Auteur (s)  : Nyedja Fialho Morais Barbosa
Editeur  : Novas Edições Acadêmicas
Date de parution : 03.03.2018
Pages : 68

Présentation
O Nordeste do Brasil possui uma diversidade climática bastante complexa. O regime de chuvas é considerado sazonal por comportar-se de forma mais intensa sobre três zonas internas da região, além disso, a precipitação é altamente influenciada pela incidência do El Niño, La Niña e outros fenômenos atuantes sobre as bacias do Oceano Pacífico e Atlântico Tropicais. Neste trabalho foi aplicada a técnica matemática-computacional de interpolação do Kernel Smoothing nos dados pluviométricos coletados de estações meteorológicas espalhadas pelo Nordeste do Brasil, contemplando quase cem anos de observações. Para realização deste estudo fio utilizado o GPU "Cluster Neumann" do Programa de Pós-Graduação em Biometria e Estatística Aplicada do Departamento de Estatística e Informática da Universidade Federal Rural de Pernambuco. De acordo com as interpolações realizadas foi possível detectar as épocas mais chuvosas e mais secas, bem como características peculiares do regime de chuvas sobre a região do Nordeste do Brasil

Annonce de l’ouvrage et achat (€ 35,90 en 2021)

Page publiée le 7 décembre 2021