Informations et ressources scientifiques
sur le développement des zones arides et semi-arides

Accueil du site → Master → Brésil → 2013 → Programa garantia safra : estudo da relação entre o volume de recursos aportados e a produção de grãos no Estado do Ceará (2009-2011).

Universidade Federal do Ceará (2013)

Programa garantia safra : estudo da relação entre o volume de recursos aportados e a produção de grãos no Estado do Ceará (2009-2011).

ROCHA, João Paulo Vasconcelos.

Titre : Programa garantia safra : estudo da relação entre o volume de recursos aportados e a produção de grãos no Estado do Ceará (2009-2011).

Warranty program-crop : study of the relationship between the volume funds received ea grain production in the state of Ceara (2009-2011)

Auteur : ROCHA, João Paulo Vasconcelos.

Université de soutenance : Universidade Federal do Ceará

Grade : Mestre em Economia 2013

Résumé
A seca ocasiona efeitos nocivos ao desenvolvimento regional do Nordeste brasileiro, principalmente no semiárido cearense. Nesse contexto, o seguro-safra se insere como importante política pública destinada a atenuar os impactos negativos das estiagens sobre a economia primária da região, na medida em que fornece assistência financeira às pequenas famílias de agricultores afetadas. Partindo dessa premissa, este trabalho analisa – gráfica, estatística e econometricamente – a efetividade do seguro-safra no estado do Ceará por meio do estudo da relação existente entre os aportes efetuados pelos Municípios a seus agricultores e as respectivas produções de grãos anuais das municipalidades, considerado o triênio 2009-2011. A metodologia abrangerá análise de dados quantitativos, com pesquisa exploratória junto à bibliografia correlacionada. Constatou-se haver indícios de não-efetividade na execução do seguro-safra para o período analisado, com descompasso entre o binômio estudado (aportes do seguro-safra e produção de grãos), para o que se propôs dar conhecimento do aqui concluído às autoridades municipais competentes, a fim de que promovam melhorias na execução da política pública em menção, garantindo dessa forma o caráter isonômico da ação governamental, sem prejuízo da atuação do Tribunal de Contas dos Municípios, ao qual compete a atribuição constitucional de avaliar programas de governo.

Mots clés  : Seca ; Desenvolvimento Regional ; Nordeste ; Semiárido ; Seguro-safra ; Política Pública ; Economia Primária ; Efetividade ; Aportes ; Produção de Grãos

Présentation

Version intégrale

Page publiée le 19 janvier 2016, mise à jour le 12 mars 2019