Informations et ressources scientifiques
sur le développement des zones arides et semi-arides

Accueil du site → Doctorat → Brésil → Estudo das relações hidricas durante o processo de emissão de paniculas e antese do arroz de sequeiro (Oryza sativa L.)

Universidade Estadual de Campinas (1989)

Estudo das relações hidricas durante o processo de emissão de paniculas e antese do arroz de sequeiro (Oryza sativa L.)

Silveira Pinheiro Beatriz da

Titre : Estudo das relações hidricas durante o processo de emissão de paniculas e antese do arroz de sequeiro (Oryza sativa L.)

Auteur : Beatriz da Silveira Pinheiro

Université de soutenance : Universidade Estadual de Campinas.

Grade : Doutor em Ciências Biológicas 1989

Résumé
O estudo foi realizado com o objetivo de caracterizar as relações hídricas em folhas e panículas de arroz de sequeiro, na fase de emissão de panículas e florescimento, e relacionar esses parâmetros fisiológicos co as alterações causadas por deficiência hídirca `q fertilidade das espiquetas.Foram utilizadas plantas da cultivar IAC 165, conduzidas em câmara de crescimento, em vasos de 10l, os quais foram transferidos para câmara de crescimento durante a fase reproudutiva. Na emergência da panícula, deficiência hídrica foi imposta através da suspensão da irrigação dos vasos, por períodos de 4 a 8 dias, e a resposta das plantas comparada com o controle irrigado. O sintoma de enrolamento de folhas da cultivar IAC 165 ocorreu em um intervalo muito amplo do ptencial da água, tendo início entre ?0,5 e ?1,2 Mpa e atingindo nota máxima entre ?1,5 e 2,3 Mpa. O ajustamento osmótico foi capaz de reduzir o potencial de água crítico ao processo de enrolamento bem como o requerido para observação da faixa completa de notas visuais. A transpiração das plantas sob estresse foi reduzida para 80% do controle irrigado a partir de um potencial da água de ?1,2 Mpa atingindo 305 deo controle quando o potencial da água decresceu para ?1,8 Mpa. ...Observação : O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digital

Présentation

Page publiée le 12 avril 2009, mise à jour le 11 juillet 2017