Informations et ressources scientifiques
sur le développement des zones arides et semi-arides

Accueil du site → Master → Brésil → 2019 → Ciclagem diuturna do carbono entre águas superficiais estuarinas e a baixa atmosfera em clima semiárido - Rio Jaguaribe (CE)

Universidade Federal do Ceará (2019)

Ciclagem diuturna do carbono entre águas superficiais estuarinas e a baixa atmosfera em clima semiárido - Rio Jaguaribe (CE)

Silva, Agda Raquel Facundo da

Titre : Ciclagem diuturna do carbono entre águas superficiais estuarinas e a baixa atmosfera em clima semiárido - Rio Jaguaribe (CE)

Auteur : Silva, Agda Raquel Facundo da

Université de soutenance : Universidade Federal do Ceará

Grade : Mestrado 2019

Résumé
Processos físicos e biológicos, entre outros fatores, podem afetar as concentrações de dióxido de carbono dissolvido na água e consequentemente os fluxos do CO2 na interface água-atmosfera nos estuários. Estudos sobre o comportamento dos estuários em relação a emissão ou absorção de CO2 ainda são escassos em regiões tropicais semiáridas. O presente estudo foi realizado na bacia hidrográfica do rio Jaguaribe, que ocupa metade do território do Estado do Ceará. Foram realizadas duas campanhas eulerianas de coleta de dados durante marés de sizígia da estação seca nos meses de Outubro/2017 (33 horas) e Setembro/2018 (44 horas), utilizando o método direto de medição da pressão parcial do dióxido de carbono (pCO2) na água. Concomitantemente, foram registrados dados de temperatura e salinidade, utilizando um termosalinômetro e uma sonda multiparamétrica portátil, esta última mediu ainda a concentração de oxigênio dissolvido (OD). Amostras de água foram coletadas, de hora em hora, em duplicata, para as análises de clorofila a, fósforo total e dissolvido e alcalinidade total. Os elevados valores de salinidade (acima de 39 em ambas as amostragens) mostram a forte influência marinha no estuário e corroboram dados do balanço hídrico negativo do estuário. O estuário apresentou características subóxicas durante a primeira campanha, com teores médios (

Page publiée le 27 février 2020